Cantores brasileiros famosos – Top 14

Cantores brasileiros famosos - Top 14

Ao longo dos anos, o Brasil deu ao mundo muitas músicas incríveis que abrangem um grande número de gêneros, tão originais e únicos quanto o próprio país. Responsável por estilos como a bossa nova, o samba, o choro e muitos outros, a música brasileira é um fenômeno único por si só, mas também influenciou gêneros como o jazz e a música pop em todo o mundo.
Ao contrário de muitas divas e crooners influentes da América do Norte, muitos dos cantores mais famosos do Brasil também são instrumentistas e compositores. Essa autonomia que muitos artistas possuem dá à música brasileira sua singularidade, combinando elementos de jazz, composição e até mesmo tradições folclóricas indígenas. Nesta postagem, daremos uma olhada em 14 dos maiores e mais famosos cantores brasileiros e exploraremos suas vidas e carreiras.

Antônio Carlos Jobim




Antonio Carlos Jobim é talvez o cantor, compositor e instrumentista mais famoso do Brasil. Ele foi um artista conhecido tanto no cenário brasileiro quanto internacional, colaborando com vários músicos americanos e europeus e compondo músicas que são gravadas e executadas até hoje.
Canções como “Corcovado”, “The Girl From Ipanema” e “One Note Samba” continuam fazendo parte do repertório de jazz e música latina até hoje e foram gravadas por alguns dos maiores nomes do mundo da música. Jobim faleceu na cidade de Nova York no final de 1994, após concluir seu 13º álbum de estúdio.

Elish Regina




Conhecida por suas interpretações de bom gosto de composições de outras pessoas e pelo status de prodígio que alcançou quando estreou como cantora em um programa de rádio infantil, Elish Regina se tornou uma verdadeira estrela brasileira antes de ter uma morte prematura.
Regina aproveitou ao máximo sua carreira, mudando-se para o Rio de Janeiro e depois para a Europa. A segunda metade de sua carreira incluiu a famosa colaboração de Alice e Tom com Antonio Carlos Jobim e o ativismo político de Regina, criticando o então governo militar do Brasil. Sua reputação de celebridade a protegeu do regime político, mas não das crises pessoais e dos problemas de dependência que a levaram a uma overdose na idade tragicamente jovem de 36 anos.

Roberto Carlos




Ao pesquisar informações sobre o cantor Roberto Carlos, hoje com 80 anos, você encontrará uma extensa discografia, uma biografia fascinante e, o que é mais impressionante, datas de turnês internacionais atuais! Construindo uma carreira rica como um dos artistas mais influentes do Brasil, Carlos vendeu mais de 140 milhões de álbuns em todo o mundo, a maioria deles autointitulados, mas que incluem o título de seu maior sucesso.
Desde os 9 anos de idade, Carlos aprendeu a tocar piano e violão. Ele logo adquiriu habilidade para cantar e se apresentou no rádio nos anos 50. Influenciado por Elvis Presley, ele se tornou um dos pioneiros do pop rock brasileiro. À medida que envelhecia, suas músicas se tornaram mais românticas e, com a fama, ele também se interessou por protestos políticos – um tema que permanece em sua carreira até hoje.

Astrud Gilberto




Astrud Gilberto é outra cantora que alcançou sucesso no Brasil antes de atravessar o Mar do Caribe para o reino americano do jazz e do jazz latino. Ela alcançou a fama aos 20 e poucos anos, em grande parte devido à influência de seu então marido, o famoso saxofonista Stan Getz.

Seu primeiro álbum foi disco de ouro e vendeu mais de 1 milhão de cópias. Ela continuou a trabalhar com a Verve Records, uma das maiores gravadoras de jazz da época. Continuou a levar uma vida agitada nos EUA e fez turnês internacionais, apresentando-se regularmente durante os anos 80 e 90. Embora não esteja tecnicamente aposentada, ela entrou em um hiato “indefinido” de apresentações públicas desde o início dos anos 2000.

João Gilberto




João Gilberto foi um dos primeiros pioneiros da tradição musical da bossa nova e continua sendo o artista mais influente do estilo até hoje. Se seu sobrenome lhe soa familiar, é porque ele foi casado com Astrud Gilberto antes de se divorciarem na década de 1960. Enquanto Stan Getz trouxe Astrud Gilberto para os Estados Unidos, João ganhou atenção no Brasil por meio de colaborações frequentes.

No início de sua carreira, Gilberto dominou técnicas modernas de amplificação de voz e violão, utilizando novas tecnologias para facilitar o canto e a execução. Essa sutileza, combinada com um pulso rítmico de bela fluidez, tornou-se fator-chave do que hoje chamamos de bossa nova.

Caetano Veloso




Caetano Veloso é bem conhecido entre os cantores brasileiros e foi um dos primeiros membros do movimento Tropicália que varreu as cenas artísticas e culturais do país. Criado na província da Bahia, Veloso começou a tocar violão e a cantar enquanto estudava filosofia na faculdade.

O movimento Tropicália tornou-se controverso quando o Brasil se tornou politicamente mais opressivo, levando Veloso e outros músicos e artistas influentes a se mudarem brevemente para a Europa. Ele retornou rapidamente quando a situação política se estabilizou e continuou sua carreira no país desde então.

Carmen Miranda




A impressão cultural usual de Carmen Miranda é a de uma senhora com todas aquelas frutas no chapéu. Mas essa brasileira de ascendência portuguesa foi mais do que apenas uma interessante escolha de guarda-roupa.

Nascida em 1909, na década de 1930 ela era a artista feminina mais bem paga dos Estados Unidos. Com sua bela voz e presença de palco deslumbrante, Miranda alcançou fama mundial da mesma forma que Madonna na década de 1980.

Ela desempenhou papéis em filmes nos quais cantava e dançava, mas hoje esses papéis são considerados estereótipos raciais. Como resultado, muitas plateias latinas da década de 1940 se voltaram contra ela, e seu legado continua complexo até hoje. Ela faleceu de um ataque cardíaco aos 46 anos de idade.

Gilberto Gil




Gilberto Gil carregou a tocha carregada por muitos cantores brasileiros de sua geração, tornando-se politicamente ativo (sem trocadilhos) durante os anos 70. Assim como Caetano Veloso, Gil continuou a moldar o som da música tropical, às vezes vindo da Europa quando o Brasil era menos seguro.

Gil nunca perdeu seu senso de ativismo político, participando do Partido Verde no final dos anos 80 e, por fim, tornando-se Ministro da Cultura do Brasil no início dos anos 2000. Isso foi muito oportuno para o cenário musical do Brasil durante os anos de formação da distribuição de música on-line, pois Gil falou sobre o fato de os artistas não serem remunerados de forma justa.

Chico Buarque




Apesar de sua música ter sido fortemente censurada pelo governo brasileiro durante tempos políticos difíceis, o cantor, escritor, violonista e ativista Chico Buarque é uma lenda internacional e local.

Nascido no Rio de Janeiro, Buarque cresceu com uma paixão pela literatura europeia e pela música bossa nova. Essas paixões acompanharam Buarque em sua carreira musical, quando ele começou a desenvolver um estilo de jogo de palavras complexo e inteligente contra as melodias clássicas do samba e da bossa nova. Ele continuou a escrever romances e poesias, colaborou com cineastas e dramaturgos durante o vibrante período da Tropicália no Brasil e continua popular até hoje.

Milton Nascimento




O cantor, violonista e compositor Milton Nascimento é uma estrela brasileira com uma reputação internacional inigualável. Embora tenha vindo de uma família humilde do Rio de Janeiro, foram suas composições que o tornaram popular.

Sua fama internacional começou no início da década de 1970, quando o saxofonista Wayne Shorter contratou Nascimento para gravar um álbum com temática brasileira. Embora a música do cantor e compositor seja decididamente brasileira, ele fez a ponte com a música mundial, colaborando até hoje com os maiores nomes do cenário pop norte-americano e europeu.

Djavan




Djavan Caetano Viana, conhecido por seu nome artístico Djavan, começou sua carreira escrevendo trilhas sonoras para televisão, mas tornou-se mais popular como cantor e compositor no final dos anos 70. Javan nasceu no estado de Alagoas, que mais tarde se tornou o homônimo de uma de suas composições populares.

Temos a sorte de conhecer Javan como artista musical, pois desde muito jovem ele praticamente deu continuidade a outra tradição brasileira – o futebol! Javan teve uma carreira prolífica, com 28 gravações em seu crédito, inúmeras participações especiais e apresentações de suas composições por Carmen McRae, Al Jarreau e outros.

Ivan Lins




Compositor das músicas Love Dance e Comecar de Novo (“Island”), Iván Lins consolidou sua reputação como a realeza da música brasileira com seu som único como compositor, pianista e cantor. As harmonias únicas que caracterizam o pop brasileiro, a bossa nova e o samba tornam essas composições atraentes para cantores estrangeiros de jazz e pop, e os trabalhos de Lins não são exceção.

Hoje, aos 70 anos, Lins continua ativo no Brasil e internacionalmente. Vencedor de um prêmio Grammy Latino e de muitas outras honrarias, ele é realmente um artista global. Atualmente, Lins continua ativo no campo da lei de direitos autorais e da compensação justa para músicos.

Luis Gonzaga




Muitos grandes cantores acompanham-se ao violão ou ao piano, mas o inimitável Luis Gonzaga escolheu o acordeão. Ele foi o pioneiro do estilo conhecido hoje como baião e, durante toda a sua carreira, permaneceu fiel às suas raízes do norte.

Gonzaga usava as roupas tradicionais de seu estado natal e tocava em um estilo tradicionalmente reconhecível. Isso o tornou popular entre os nortistas que se estabeleceram no Rio de Janeiro e sentiam falta de sua terra natal. Em sua longa carreira, ele popularizou o baião e o acordeão no Brasil.

Luciana Souza




A vocalista Luciana Souza pode não ser tão conhecida quanto as outras da lista. No entanto, ela conquistou seu lugar ao ganhar popularidade e carregar a tocha acesa por outros cantores brasileiros. Luciana Souza apresenta de tudo, desde música brasileira até jazz contemporâneo e encomendas de compositores clássicos.

Sousa nasceu em São Paulo, mas atualmente reside na cidade de Nova York. Depois de se mudar para Boston para fazer seu mestrado, ela permaneceu lá para lecionar na Berklee School of Music e na Manhattan School of Music (Nova York), ao mesmo tempo em que ganhou reputação em todos os EUA por sua técnica virtuosa de canto em português e inglês.

Comentários

Ainda não há comentários. Por que você não inicia a discussão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *