Carnaval no Brasil

Carnaval no Brasil

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

O Carnaval mais vibrante do mundo está no Brasil e nós podemos provar isso!

Vou apresentar as três principais cidades do Brasil onde você pode aproveitar o Carnaval: Rio de Janeiro, Salvador e Olinda.

O Carnaval no Brasil dura uma semana. A maior parte do mundo prepara os principais eventos de carnaval para a terça-feira antes da quarta-feira de cinzas, mas no Brasil as comemorações começam na sexta-feira e não terminam na quarta-feira de cinzas, mas duram até domingo! O planejamento de uma viagem ao Brasil durante o Carnaval deve ser feito com antecedência, pois os hotéis ficam lotados e a maioria trabalha com pacotes para um mínimo de quatro ou cinco noites, portanto, é melhor escolher um lugar para ficar durante todo o período do Carnaval.

No Brasil, fevereiro é pleno verão, o que significa clima quente e chuvas frequentes. As temperaturas variam de 25 a 38 graus. Os eventos de carnaval são realizados em todo o país, os mais famosos são organizados em três cidades e são os mais procurados por brasileiros e turistas estrangeiros.

O Carnaval do Rio de Janeiro é mundialmente famoso. Principalmente devido ao espetáculo do desfile das escolas de samba.

O que é uma escola de samba? As escolas de samba são agremiações formadas na década de 1920, quando o carnaval e o samba começaram a se popularizar no Brasil. Essas associações foram formadas principalmente nos subúrbios da cidade.

Nessa época, já havia festas de rua com instrumentos de percussão, desfiles e organização, que evoluíram para um fenômeno que hoje podemos considerar um verdadeiro setor de entretenimento. As escolas de samba competem em uma liga e a cada ano se preparam melhor para essa competição. O desfile acontece em um local chamado Sambódromo, uma avenida com arquibancadas dos dois lados onde todos podem acompanhar o espetáculo.

As escolas de samba se preparam durante todo o ano, criando fantasias, fazendo ensaios musicais e teatrais, tudo para o desfile de uma noite, apresentando-se por cerca de uma hora! Tudo isso gera empregos, mobiliza as comunidades e promove o turismo. A cada ano, as escolas de samba escolhem um tema diferente, criam sambas-canção, tudo para serem premiadas com o título de campeã no final. É um espetáculo e uma grande competição.

A liga é um grupo de elite que se apresenta sempre no domingo e na segunda-feira. Outras escolas que querem entrar na elite se apresentam em outros dias. A cada ano, uma escola se torna campeã e duas escolas deixam a liga, abrindo espaço para que novas escolas avancem para o grupo de elite.

É cobrada uma taxa para assistir ao desfile das escolas de samba no sambódromo; os ingressos podem ser comprados on-line ou em pacotes turísticos por meio de agências. Qualquer pessoa também pode comprar as fantasias da escola e se apresentar no desfile! As escolas de samba mais famosas do Rio de Janeiro são: Mangueira, Portela, Beija Flor e Salgueiro.

O Carnaval do Rio de Janeiro não se resume aos desfiles das escolas de samba. Há os chamados “blocos” por toda a cidade. Os blocos de carnaval são grupos de pessoas que se reúnem com músicos tocando instrumentos de percussão ao ritmo do samba e saem fantasiados pelas ruas da cidade. Muita música, festa e animação e tudo isso perto da praia! Muitos clubes da cidade também promovem bailes de carnaval. Os blocos mais famosos são: Cordão do Bola Preta, Banda de Ipanema, Bloco das Carmelidas, Monobloco.

Salvador

Salvador

O Carnaval de Salvador, no estado da Bahia, é considerado o maior carnaval de rua do mundo!
O evento também dura uma semana. Ao contrário do Rio de Janeiro, Salvador não tem um desfile de escolas de samba. Mas as pessoas se reúnem nas ruas para acompanhar o chamado “Trio Elétrico”. O trio elétrico é um caminhão especialmente preparado para o carnaval. Em uma plataforma construída pelos músicos, eles dão um show como se estivessem em um palco, e potentes alto-falantes são colocados embaixo deles.

Esse caminhão passa pela rua e todas as pessoas, que chamamos de foliões, os seguem como se fosse uma procissão. Em Salvador, o samba é misturado com o axé e outros ritmos típicos da região nordeste do Brasil.


As ruas se transformam em pistas, e aqueles que podem pagar podem se sentar nos camarotes, e aqueles que não querem pagar, simplesmente seguem o Trio Elétrico. Artistas conhecidos, como Ivete Sangalo, conduzem as multidões pelas ruas, permitindo que elas se percam na música.

Todos os dias, vários artistas fazem um show durante todo o dia dessa forma.

Olinda

Olinda

A cidade de Olinda está localizada no estado de Pernambuco, muito próxima à capital do estado, Recife. O carnaval na região nordeste do Brasil também é muito animado. E Olinda é uma cidade muito procurada pelos turistas durante o carnaval. Assim como em Salvador, o carnaval acontece na rua. O que podemos destacar sobre essa cidade, que é uma das mais antigas do Brasil?

Olinda se caracteriza pelo desfile dos Bonecos Gigantes, conhecidos como Bonecos de Olinda. Esses bonecos foram inspirados nos bonecos típicos de Portugal, usados nas procissões dos santos católicos. Essa tradição chegou ao Brasil na pequena cidade de Belém do São Francisco e começou por volta de 1919, chegando a Olinda em 1931. Hoje, os bonecos representam personagens conhecidos da história ou do mundo. Eles desfilam pela cidade e se encontram rodeados de pessoas, com muita música. Os bonecos atingem até 4 metros de altura e pesam cerca de 20 quilos! O boneco mais famoso e que faz parte da história é o “Homem da Meia Noite”, que desfila na abertura oficial do carnaval. Em Olinda, todos se divertem em um ritmo musical chamado “Frevo”, acompanhado de uma dança com um guarda-chuva colorido. É muito espetacular, divertido e bonito.


Pode-se dizer que o carnaval no Brasil é o mais animado do mundo! Muita diversão, música e fantasias coloridas. Durante o Carnaval, recebemos muitos turistas poloneses e todos sempre dizem: esta é a melhor festa em que já estive! Vale a pena planejar e vir ao Brasil para vivenciar o Carnaval com os brasileiros.

Comentários

Ainda não há comentários. Por que você não inicia a discussão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *