O Brasil é um país cujo povo é muito alegre. Muitos dizem que somos amigáveis, alegres e de mente aberta. E isso não é um estereótipo, é verdade. E nossa alegria, mesmo quando as coisas não vão bem, vem do fato de que amamos a música. Os brasileiros acordam com música e dormem com música. A música do som do mar, da natureza, do canto dos pássaros e até do som do trânsito cativa os brasileiros.
A música no Brasil tem muitas influências externas, mas também temos gêneros musicais que nasceram aqui. Vamos conhecer os principais gêneros musicais tocados no Brasil e os músicos mais famosos.
O forró é principalmente um passatempo que era conhecido como forrobodó, originário do estado de Pernambuco. O nome vem de galego, a antiga língua portuguesa que deu origem ao português e era falada na Península Ibérica, na região da Galícia e no norte de Portugal, e significa dançar ao ritmo de tambores. Essas danças chamadas “Forrobodó” eram muito populares na década de 1950 e o músico Luiz Gonzaga criou um gênero musical chamado Forró.
A base do forró é um trio musical que inclui o acordeão, o triângulo e a zabumba. No entanto, hoje, no Brasil, o forró tem vários estilos, ou seja, várias formas de tocar esse gênero, conhecido como “forró pé de serra”, esse gênero toca o forró original, em um trio musical. Há também o “Forró universitário”, influenciado pelos jovens e pelo surgimento de bandas com a introdução da guitarra elétrica e da bateria. Normalmente, as músicas falam sobre a vida no nordeste do Brasil, além de letras com jogos de palavras com conotações sexuais. O forró é tocado em todo o Brasil, especialmente durante as festas juninas. Os principais artistas do forró são Luiz Gonzaga, Genival Lacerda, Dominguinhos, Alcymar Monteiro e as bandas Mastruz com Leite e Falamansa.