O samba é um gênero musical que nasceu no Brasil, mas tem influências africanas. A história do samba remonta ao século XIX e é bastante longa, mas, em resumo, é um ritmo dançado pelos escravos no estado da Bahia que chegou ao Rio de Janeiro, onde se estabeleceu e se tornou um gênero musical. Caracteriza-se pela batida rítmica dos tambores e por uma dança que movimenta todo o corpo. O samba tornou-se muito popular no Brasil e foi associado à festa de Carnaval.
Os principais instrumentos musicais usados para tocar samba são o violão, o cavaquinho e os instrumentos de percussão, como o pandeiro, o pandeiro, o surdo, etc. O samba também tem vários estilos, como o Samba – Enredo, que é tocado pelas escolas de samba nos desfiles de carnaval, e o samba-canção, que é um estilo mais calmo e melancólico de samba.
Outro estilo de samba é o “samba de roda”, que está associado à capoeira, com músicos tocando em um círculo e pessoas dançando no meio do círculo. O samba também tem seu próprio estilo na dança de salão, chamado Samba de Gafieira. O samba também deu origem a uma variante musical chamada Pagode, que tem um ritmo mais repetitivo e usa muitos instrumentos de percussão. O samba tem muitos músicos importantes que são difíceis de mencionar aqui, mas os principais nomes são:
Adoniram Barbosa, Bezerra da Silva, Cartola, Noel Rosa, Ivone Lara, João Nogueira e os novatos: Beth Carvalho, Martinho da Villa, Zeca Pagodinho, Alcione e Arlindo Cruz.