O sertanejo é um gênero musical que surgiu no interior do Brasil (estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Paraná) e se tornou conhecido em todo o país a partir de 1929.
O nome sertanejo vem da palavra Sertão, que significa “derivado de sertão”, sendo Sertão o nome de lugares afastados das grandes cidades, situados entre os campos, e sertanejos, ou caipiras, as pessoas que vivem no campo. A música é tocada com instrumentos de corda, como o violão e a viola caipira, que é um instrumento parecido com o violão, com um corpo um pouco menor e geralmente com 10 cordas.
Como outros gêneros, o sertanejo também tem seus próprios estilos, sendo os três mais importantes: Sertanejo Raiz ou Música Caipira, esse gênero foi o primeiro a surgir, e os tesitos das músicas são sobre a vida no campo, são muito simples e tocados em fazendas ao redor de uma fogueira. Sertanejo Romântico, influenciado pela música country americana, eventos de rodeio com “cowboys”, para os quais muitas músicas americanas foram interpretadas em português.
E, por fim, o Sertanejo Universitário, que é o mais tocado atualmente, com maior influência de jovens que utilizam muitos instrumentos musicais e eletrônicos.
Um fato interessante sobre o sertanejo é a “dupla sertaneja”, ou dueto, geralmente formado por membros da família. Uma dupla de irmãos ou primos e, mais recentemente, de amigos, se apresentam juntos. Essa é uma das principais características do gênero: um canta na primeira voz e o outro na segunda voz. O gênero sertanejo cresceu muito e, assim como o samba, tem muitos artistas conhecidos no Brasil, representantes do Sertanejo Raiz: Alvarenga e Ranchinho, Tonico e Tinoco, Inezita Barroso, Renato Teixeira, Almir Sater e Sergio Reis. Representantes do Sertanejo Romântico: Milionário e Zé Rico, Chitãozinho e Chororó, Leandro e Leonardo, Zezé de Camargo e Luciano, João Paulo e Daniel, Roberta Miranda. Representantes do Sertanejo Universitário: Bruno e Marrone, Cesar Menotti e Fabiano, Paula Fernandes, Simone e Simaria, Maiara e Maraisa, Luan Santana e Gustavo Lima.